Ainda hoje, esse é um tipo de comércio incomum para algumas pessoas, cheias de mitos e preconceitos muitas ainda sentem resistência em entrar e comprar em um brechó. Mas é fato que esta idéia está mudando, e o consumo de produtos de segunda mão está em crescimento no país, seguindo tendências de EUA e Europa e ganhando força na opinião pública e na mídia.
Para se livrar dos mitos é só pensar em coisas simples do nosso dia a dia, compramos carros usados, alugamos roupas de festa ou fantasias usadas, nos hospedamos em um hotel e utilizamos lençóis e toalhas usados, no restaurante copos, pratos, talheres, etc., o preconceito se deve a falta de informação.
Comprar em brechó é incorporar em sua vida um conceito diferenciado de consumo, conceito esse que envolve diferentes aspectos do cotidiano, como estilo de vida, consciência ecológica e economia, entre outros.
Por que comprar em brechós?
- Diminui o consumo descartável; quem compra ou vende produtos usados está contribuindo de forma direta para a sustentabilidade, você deixa de gastar novas matérias primas para a fabricação do novo e ainda deixa de produzir resíduos se desfazendo do que você não quer mais; (pra mim isso é o principal)
- As peças são únicas e exclusivas; somente em um brechó você vai encontrar uma peça diferenciada dos milhares de produtos repetidos que se encontram espalhados pelas lojas convencionais;
- Preços acessíveis; todo mundo pode comprar um produto em um brechó, isso não significa falta de dinheiro e sim administra-lo de maneira mais consciente.
Lembrando ainda que a idéia é válida para roupas, acessórios, móveis, objetos de decoração, livros, cds e dvs, eletrodométicos, eletrônicos e muitos outros objetos de consumo de nosso dia a dia.
De uma chance para produtos de segunda mão, e depois me conte o que achou, adoraria postar boas histórias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário